Conhecendo o Nitrogênio

Nitrogênio Liquido

História

Considera-se que o nitrogênio foi descoberto formalmente por Daniel Rutherford em 1772 ao determinar algumas de suas propriedades. Entretanto, pela mesma época, também se dedicaram ao seu estudo Scheele que o isolou. Foi classificado entre os gases permanentes desde que Faraday não conseguiu torná-lo líquido a 50 atm e -110 °C. Mais tarde, em 1877Pictet e Cailletet conseguiram liquefazê-lo. Claro que, a técnica tem de fazer maravilhas para conseguir este resultado: a temperatura de ebulição dos gases do ar, isto é, a temperatura abaixo da qual se tornam líquidos, é, de facto, extremamente baixo: - 183 ° C para o oxigénio e - 196 ° C para o nitrogênio. Uma vez produzido o nitrogênio liquido ele e armazenado em recipientes especiais conhecidos como Dewar, nome dado em homenagem ao sobrenome do seu inventor.  A capacidade de isolamento térmico elevado do recipiente (botijão Criogênico) está diretamente relacionada a ideia de que o isolamento é obtido, de facto, graças a um recipiente duplo, um externo e um interno, entre os quais há um certo grau de vácuo (ausência de ar). Este simples arranjo permite minimizar o fluxo de calor para o recipiente interno, reduzindo assim a perda do nitrogênio. O recipiente obviamente deve ter uma abertura para fechar, embora não hermeticamente, uma vez que é sempre necessária para permitir que o gás possa evaporar lentamente. Hoje podemos utilizar nitrogênio líquido como um poderoso agente devido a este sistema.

Uso Do Nitrogênio

INSEMINAÇÃO ARTICIFICAL – criopreservação de espermatozoides e embriões, a fim de ser subsequentemente utilizado no processo de inseminação.

BIOLOGIA - O nitrogênio líquido e utilizado para a preservação de material.

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA – o nitrogênio e utilizado poie é necessário trabalhar a baixas temperaturas então ele se torna é o método mais eficaz.

FARMACÊUTICA / INDUSTRIA VETERINARIA – A conservação de vacinas.

CRIOTERAPIA - A utilização de baixas temperaturas para fins analgésicos, anti-inflamatórios sem provocar destruição tecidual.

CRIOCIRURGIA, o efeito de baixas temperaturas onde há destruição de tecidos, com finalidade terapêutica.

BANCOS DE ESPERMA / ÓRGÃO - Sangue preservado em nitrogênio líquido para depois serem utilizadas nas transfusões de sangue, acima de tudo encaixa de grupos sanguíneos raros. Órgãos para transplante também são preservados.

ASTRONOMIA - O nitrogênio líquido e utilizado, a fim de garantir um fluxo de vapor constante em superfícies ópticas, evitando o acúmulo de poeira e umidade em lentes.

ALIMENTOS - No setor de alimentos o nitrogênio líquido e utilizado em diversos modos, como para a produção, para trituração, para o congelamento.  Hoje grandes chefes de cozinha utilizam o nitrogênio liquido para conexionar pratos.

INDÚSTRIA – o extremo frio produzido por nitrogênio líquido é usado para gerar choque térmico durante o processo de montagem.

Entre outras no como: indústria química, tecnologia, it, tecnologia de prevenção de incêndios, indústria gráfica / foto laboratórios - controle de pragas, piscicultura, estaleiros, centrais eléctricas e as indústrias enológicas.

Conhecendo o Botijão

Perguntas Frequentes

É POSSÍVEL SUBSTITUIR O PLUG OU "ROLHA" DO BOTIJÃO POR OUTRO MATERIAL?
Não, o plug ou "rolha" que acompanha o botijão, não deverá ser substituído, pois é constituído de material e formato adequado para que ocorra o controle da evaporação e da pressão do botijão cryogenico.

O BOTIJÃO PODE SER PERSONALIZADO?
Apenas adesivos podem ser utilizados. Não use solda ou rebites para fixar qualquer tipo de identificação, pois isso pode provocar perda de vácuo.

COMO PROCEDER PARA RESFRIAR UM BOTIJÃO QUE ESTEJA EM TEMPERATURA AMBIENTE, OU SEJA, FORA DE USO?
Colocar cuidadosamente, com auxílio de um funil, 0,5 (meio) litro de nitrogênio e aguardar aproximadamente 30 minutos. Completar o nível. Aguardar no mínimo 24 horas para verificar a taxa de evaporação.

ONDE DEVE SER MANTIDO O BOTIJÃO?
Deve-se, de preferência, deixá-lo no local onde será utilizado, tomando as devidas precauções para evitar a incidência de raios solares, umidade ou produtos químicos.

O BOTIJÃO PODE SOFRER PANCADAS?
Não, de maneira alguma, pois uma pancada pode provocar a perda do vácuo, mesmo sem apresentar danos externos aparentes.

COMO DEVE SER TRANSPORTADO O BOTIJÃO?
0 botijão deve ser transportado, o mas seguro possível, bem preso na posição vertical mesmo quando estiver vazio (sem sêmen e/ou nitrogênio). CUIDADO: Ao transportar o botijão em automóvel de passeio, certificar-se da existência de uma abundante ventilação.

O NITROGÊNIO LÍQUIDO UTILIZADO É VENENOSO? FAZ MAL A SAÚDE? É PERIGOSO?
Sua temperatura é extremamente baixa (- 196o. C) e seu contato causa queimaduras. Portanto evite o toque direto com o nitrogênio líquido ou peças metálicas que estejam em contato com o líquido. Sua evaporação produz uma grande quantidade de nitrogênio gasoso. Portanto, não derrame em recinto fechado, isso pode provocar asfixia pela redução da quantidade de oxigênio.

QUANTO TEMPO DURA O NITROGÊNIO NO BOTIJÃO E QUANDO REABASTECÊ-LO?
A duração depende do modelo do botijão. Consulte o catálogo. Reabastecê-lo no mínimo quando o nível da água atingir 15 (quinze) centímetros. Faça a leitura a cada 3 dias.

UM BOTIJÃO PODERÁ FICAR ESTOCADO SEM NITROGÊNIO POR MUITO TEMPO?
Sim, ao enchê-lo novamente siga corretamente os procedimentos de resfriamento.

HÁ GARANTIA DO BOTIJÃO?
Sim, consulte o certificado de garantia que acompanha o produto para verificar as condições e procedimentos de garantia.